Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais clientes de plano usam SUS ou médico privado em SP

Datafolha aponta que 30% dos usuários buscam atendimento fora

Na pesquisa anterior, índice era de 20%; 79% dos entrevistados relataram ter sofrido problemas com serviço

DE SÃO PAULO

Três em cada dez pessoas que têm planos de saúde no Estado de São Paulo recorreram ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou ao atendimento particular para receber cuidados médicos adequados nos últimos dois anos.

Os dados são de uma pesquisa encomendada pela APM (Associação Paulista de Medicina) ao Datafolha.

Foram entrevistados 861 usuários de planos de saúde.

O índice de 30% indica uma alta de dez pontos percentuais em relação à última pesquisa, que foi divulgada no ano passado.

Segundo o levantamento, do grupo que utilizou os planos nos últimos 24 meses, 79% relataram ter tido problemas com o serviço. O percentual é semelhante ao da pesquisa anterior (77%).

As principais reclamações são relativas ao atendimento em prontos-socorros, consultas médicas e exames.

Nos prontos-socorros, os entrevistados apontam falhas como local de espera lotado e demora no atendimento.

Em relação às consultas médicas, a demora no agendamento é a maior queixa, segundo 52% dos usuários.

Outros problemas são a saída de médicos (28%) e a demora na autorização de consultas (25%).

A pesquisa também mostra que 15% dos usuários consultados já fizeram reclamação, recurso ou notificação contra algum plano.

PROFISSIONAIS

Em pesquisas anteriores do Datafolha com profissionais de medicina, 9 em cada 10 entrevistados relataram insatisfação por problemas diversos, como as pressões exercidas pelos planos para que reduzam exames e interferências em internações.

A pesquisa foi realizada com pessoas de 18 anos ou mais, de todas as classes econômicas, que são titulares ou dependentes de planos.

A margem de erro é de até três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página