Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alvará de laboratório dos beagles é suspenso

Medida deve 'acalmar ânimos', diz prefeito

DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Roque (a 66 km de São Paulo) suspendeu ontem por 60 dias o alvará de funcionamento do Instituto Royal, laboratório de pesquisas que foi invadido por um grupo de defensores dos direitos dos animais.

O instituto afirmou que ficou surpreso com a medida.

O prefeito Daniel de Oliveira Costa, porém, disse que a suspensão ocorreu justamente porque o instituto havia proposto a paralisação das atividades por esse período.

"Isso dá um tempo para a investigação caminhar e acalmar os ânimos", afirmou.

Segundo ele, a decisão não foi motivada por nenhum tipo de irregularidade.

Em nota, o instituto disse que sugeriu a suspensão voluntária das pesquisas com animais devido aos danos causados às instalações.

Na semana passada, ativistas retiraram do local 178 cães da raça beagle usados em testes. Os manifestantes alegam que os animais sofriam maus-tratos. O Royal nega.

A decisão também ocorre após uma visita à cidade de deputados federais da comissão criada para investigar as suspeitas de abuso.

Eles estiveram na prefeitura e no Ministério Público --o órgão apurava havia um ano as suspeitas de maus-tratos, que não foram confirmadas.

Entre os parlamentares que estiveram no local estão Ricardo Tripoli (PSDB) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).

"Foi uma troca de informações. Passamos um pouco da nossa visão sobre evitar o uso de animais para experimentos científicos", disse Tripoli.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página