Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Morre Paulinho Tapajós, autor da música 'Andança'

O compositor, também famoso por 'Sapato Velho', lutava contra um câncer havia seis anos; enterro será hoje

AURÉLIO ARAÚJO DE SÃO PAULO

O compositor Paulinho Tapajós morreu na manhã de ontem no Rio, aos 68, vítima de um câncer contra o qual lutava havia seis anos. Ele é o autor de músicas como "Andança" e "Sapato Velho".

O velório será realizado hoje, às 9h, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). O enterro está marcado para as 14h, no local.

Ontem, em nota, a cantora Beth Carvalho se disse profundamente triste com a perda do músico, também amigo e padrinho de sua filha.

"Paulinho era um grande poeta e que me deu o primeiro grande sucesso da minha vida, que foi Andança', dele em parceria com o Edmundo Souto e Danilo Caymmi", disse. Imortalizada na voz na sambista, a canção foi regravada mais de 300 vezes.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, em nota, disse que o artista deixou "canções memoráveis".

Paulo Tapajós Gomes Filho nasceu no Rio, filho do cantor e radialista Paulo Tapajós. Era irmão de Maurício, compositor (1943-1995), e da cantora Dorinha (1950-1989). Na infância, ia à rádio Nacional, onde seu pai era diretor artístico.

Sua primeira música gravada foi "Madrugada", em 1968, por Magda. Nesse mesmo ano, "Andança" foi a terceira colocada no 3º Festival Internacional da Canção.

Nos anos 1970, teve canções em trilhas de novelas da Globo, Tupi e Bandeirantes. Como intérprete, lançou 11 discos. O de 1979 trazia "Sapato Velho", depois famosa com o Roupa Nova.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página