Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Youko Kawahara (1930-2013)

A alegre e caridosa dra. Youko

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Youko Kawahara era daquelas pessoas que não conseguem ficar paradas. Pediatra, ou estava trabalhando, ou fazendo exercícios físicos, ou visitando amigos doentes, ou indo à missa, ou envolvida com alguma atividade das associações japonesas das quais fazia parte.

E tudo isso sem perder o bom humor. Brincalhona, gostava de contar histórias e sempre tinha uma frase engraçada para animar a conversa.

Era conhecida por ser muito caridosa e pela constante preocupação com os outros. Como não teve filhos, dedicava-se intensamente a ajudar, inclusive financeiramente, quem necessitasse.

Assumiu o papel de cuidar da mãe na velhice. Por duas vezes, viajaram ao Japão.

Natural de Lins (SP), voltou para a terra natal após se formar em medicina pela USP, em 1955, fazendo história como a primeira médica a trabalhar na cidade. Atuou em hospitais e ambulatórios, aposentando-se em 2000.

Em 2008, foi homenageada pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), ao lado de 26 colegas, por ter trabalhado na área por mais de 50 anos.

Adorava participar dos encontros anuais de sua turma de faculdade, passar uns dias em alguma pousada ou fazer viagens pelo Brasil.

Ficou muito deprimida depois de perder duas irmãs nos últimos anos. Estava internada desde o mês passado por causa de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso). Morreu no domingo (20), aos 82 anos. Deixa sobrinhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página