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Para fazer obra, Metrô fará nova ciclovia na marginal Pinheiros

Trecho entre as pontes João Dias e Cidade Jardim deve ser interditado por dois anos

GIOVANNA BALOGH DE SÃO PAULO

Depois da queda de braço entre ciclistas e o governo estadual por conta do fechamento da ciclovia da marginal Pinheiros para as obras da linha 17-ouro, o Metrô anunciou a criação de uma ciclovia temporária, que deverá ser utilizada enquanto durar a obra --a previsão é de dois anos.

Segundo o Metrô, a nova ciclovia ficará do outro lado do rio e terá cerca de 8 km de extensão. Ela irá da ponte João Dias até a Cidade Jardim e será instalada no traçado de uma pista já existente, usada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

A nova ciclovia, no entanto, levará cerca de três meses para ficar pronta. Como há a necessidade de iniciar logo as obras do monotrilho e interditar o trecho, vans vão transportar os ciclistas no trecho interditado no período.

Segundo o Metrô, quatro vans serão equipadas com uma espécie de carreta que fará o transporte dos ciclistas e de até 14 bicicletas cada.

Segundo o Metrô, serão colocados acessos especiais para ciclistas nas pontes Cidade Jardim e João Dias, com escadas, rampas e canaletas.

O Metrô informa ainda que um trecho de cerca de 80 m da ponte receberá alambrados nas laterais para propiciar segurança aos ciclistas.

Questionado quando começará a interdição e o serviço de vans, o Metrô diz que aguarda uma reunião com o Ministério Público Estadual para aprovar a medida.

Segundo o Metrô, a interdição de 4,2 km da ciclovia atual é necessária para implantar 66 pilares de sustentação e 132 vigas por onde passarão os trens do monotrilho.

A ciclovia, inaugurada em 2010 pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebe nos dias úteis cerca de 600 ciclistas. Nos finais de semana, o número sobe para 4.000.


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