Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora/SPFW

Em busca do tecido perfeito

Com técnicas manuais e tecnologia, designers procuraram imagens de impacto

Pedro Lourenço trouxe coleção inspirada em Carmen Miranda e Ronaldo Fraga fez reverência ao semiárido

PEDRO DINIZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Numa seara tão complexa quanto a da moda feminina, na qual invencionices são cada vez menos aceitas pelo público, estilistas mergulham na pesquisa de materiais para criar roupas que só de perto se revelam grandiosas.

Pedro Lourenço e Ronaldo Fraga talvez sejam os maiores nomes do Brasil nessa busca pelo material perfeito.

Lourenço investe numa moda para as endinheiradas tradicionais; Ronaldo, para as intelectualizadas, mas não menos ricas. Cada um a sua maneira, eles misturaram técnicas manuais e tecnologia de ponta em coleções que evocam a "brasilidade".

Pedro Lourenço levou para a São Paulo Fashion Week a coleção que mostrou na última semana de moda de Paris, em setembro, inspirada na cantora Carmen Miranda.

As coroas dos abacaxis usadas por ela foram aplicadas nas texturas das saias e dos vestidos com efeito dégradé construídos em lamê e outros tecidos metalizados --muitos importados da Europa.

"Mas quero conhecer mais as tecelagens brasileiras e desenvolver com elas novos materiais", diz o estilista.

Já Ronaldo Fraga aprofundou suas pesquisas em comunidades de tecelões e fábricas de curtume para conceber uma coleção que reverencia o semiárido.

As texturas dos tricôs rústicos se misturavam às dos couros, que receberam tratamento de selaria. O designer aplicou a técnica de prensagem do couro, utilizado na montaria, em saias e vestidos.

Fraga disse que os estilistas precisam começar a olhar mais para o trabalho têxtil criado no Brasil. "Jogaria fora tudo o que vem de fora. Ninguém olha para o trabalho rico de couro que o Brasil tem."

Couro, que deve aquecer as moças no inverno 2014, é a especialidade de Patricia Motta. A mineira estreou na SPFW com uma coleção que prima pela técnica de corte a laser. Vestidos um pouco abaixo do joelho e saias justas receberam o tratamento.

Técnica sempre foi o que Gloria Coelho teve de melhor para apresentar. Mas a estilista parece ter travado no inverno 2014, mostrando uma coleção sem novidades. Telas de tule e detalhes de couro adornaram looks com leggings.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página