Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roubaram a Mônica

Uma das 50 dentucinhas expostas em comemoração ao meio século da personagem de Mauricio de Sousa foi levada em plena rua Oscar Freire

FELIPE SOUZA DE SÃO PAULO

Foram necessários sete dias para que uma Mônica feita em fibra de vidro, com 1,60m e cerca de 15 kg, ficasse pronta para ser exposta. Para ser furtada, no entanto, bastaram menos de três horas na Oscar Freire, a rua mais chique de São Paulo.

Toda decorada com estrelinhas e com a cara de "seu pai" estampada no vestido, a obra é uma das 50 produzidas por artistas escolhidos por Maurício de Sousa, cartunista que criou a personagem há 50 anos.

Neste ano, em comemoração ao meio século da baixinha dentuça, 50 pontos em todas as regiões da cidade receberam uma versão diferente da Mônica. Na Oscar Freire, o local escolhido foi em frente à lanchonete Frevo, próximo a lojas de luxo, como a Mont Blanc.

"Acho que ninguém chegou a ver [a obra], exceto os ladrões. Colocaram [na calçada] por volta das 3h de sexta-feira (8), mas quando o dono da banca de jornal que fica em frente chegou [às 6h], ela já tinha sido levada", afirma o artista plástico Lobo, autor da Mônica desaparecida.

Ele acredita que o crime possa ter sido encomendado. "Deve ter sido retirada com cuidado, além de ter sido levada por um veículo, porque ninguém vai sair carregando um boneco tão grande."

No sábado, o analista de internet Mauricio Branco foi à Oscar Freire para conhecer de perto a Mônica estrelada que havia visto em um site.

"Achei legal, com estrelas, ao estilo David Bowie, e queria tirar uma foto. Quando cheguei [após o furto], ninguém sabia do que se tratava."

A Panini, responsável pela exposição, informou que, por ficarem na rua, algumas obras foram pichadas.

Ao menos cinco delas foram danificadas, como a que fica próxima ao Masp, na avenida Paulista. "Vestida" com uma faixa de embaixadora do Unicef, a peça foi personalizada pelo próprio Mauricio de Sousa. Outra, que fica na praça Benedito Calixto (zona oeste) foi pichada com uma suástica --símbolo nazista.

A polícia pediu imagens de câmeras de segurança de comércios da região para identificar os assaltantes. As imagens não tinham sido enviadas até a tarde de ontem.

MÔNICAS POR AÍ

As outras 49 Mônicas estão em parques, pontos turísticos e CEUs (Centro Educacional Unificado). Bairros da periferia, como Itaim Paulista (zona leste) e Pirituba (zona norte) também receberam as versões decoradas da dentuça.

A exposição ocorre até dia 8 de dezembro. As peças serão leiloadas e o dinheiro arrecadado será doado para as crianças atendidas pelo Unicef.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página