Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com vagas apenas para 2017, Vértice lidera nas 5 matérias

Entre colégios paulistanos, escola na zona sul foi a melhor em todas as áreas

Com mensalidade de mais de R$ 3.000, escola tem salas com poucos alunos e formou só 65 no ano passado

DE SÃO PAULO DE BRASÍLIA

O colégio Vértice, melhor de São Paulo no Enem, conforme antecipado pela Folha, tem poucos alunos por sala, mensalidade em torno de cinco salários mínimos (mais de R$ 3.000) e vagas só em 2017 --e apenas no ensino infantil.

Na cidade, a escola também lidera as cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo exame --redação, linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

Apesar do resultado, o Vértice afirma não ter um preparo específico para a prova. "Nosso trabalho que resulta no bom desempenho no Enem e nos principais vestibulares começa no ensino infantil", diz o diretor Adilson Garcia.

Essa etapa de ensino é praticamente a única chance de entrada na escola. Para crianças e jovens mais velhos, só em casos específicos --por exemplo, se houver desistência de algum matriculado.

As salas de aula começam com 15 alunos e dois professores formados. No ensino médio, o número de estudantes não passa de 30 por turma.

O tamanho pequeno se estende para o colégio como um todo. Em 2012, foram apenas 65 formandos no ensino médio --o Bandeirantes (4º na cidade), por exemplo, tinha 519.

No país, o Bernoulli (MG) liderou em linguagem e matemática; o Elite do Aço (MG), em ciências humanas e naturais; o São Bento (RJ), em redação.

De acordo com o cientista político especialista em educação Fernando Abrucio, da FGV, as escolas privadas mineiras estão cada vez melhores no Enem porque preparam seus alunos para as universidades federais presentes naquele Estado.

Para entrar nas federais de Viçosa e de Minas Gerais, por exemplo, é preciso ter uma boa nota no Enem.

Especificamente em redação, quem teve bom desempenho foi o centenário Liceu de Artes e Ofícios: nesse item, ficou em 3º em São Paulo --no geral da cidade, está em 14º. Para o professor de redação, Antônio Davis, a repetição ajuda o aluno --são duas aulas semanais da disciplina. (SABINE RIGHETTI, FÁBIO TAKAHASHI, DHIEGO MAIA E FLÁVIA FOREQUE)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página