Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kenjiro Matsumura (1929-2013)

'Nelson', fotógrafo de Monte Alto

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Quando alguém aparecia com uma câmera na mão em uma festa em Monte Alto, no interior paulista, o pedido dos presentes era um só: "Tira uma nossa, Matsumura".

O fotógrafo em questão, no entanto, não necessariamente era o japonês Kenjiro, que, de tão famoso que ficou na cidade, deu origem ao bordão.

Em Monte Alto, aliás, todos o conheciam como Nelson, nome em português que ele próprio escolheu, já que o seu verdadeiro era considerado um tanto estranho.

A paixão pela fotografia herdou do pai, Kuniti, que trouxe do Japão uma câmera. O objeto era tão desconhecido na época que os colonos das fazendas de café ficavam encantados com os retratos feitos pelo imigrante --e, posteriormente, por seu filho.

No Cine Foto Orient, Nelson fotografou, dizem, todos os moradores da pequena cidade. Avós, filhos e netos da mesma família imortalizaram seus momentos marcantes, desde o batismo até o casamento, no estúdio do japonês.

Mas Kenjiro não recusava nenhum serviço: registrava até acidente de trânsito.

Ficou ainda mais popular quando sua mulher, a paulistana Yonumao, apareceu na cidade pela primeira vez. Muito bonita e bem vestida, causou um verdadeiro alvoroço. Teve quem foi até a casa de Kenjiro só para dar uma espiada na moça da capital.

Aposentou-se há 15 anos, quando vendeu o estúdio. Suas antigas câmeras estão no museu de Monte Alto.

Morreu na quarta-feira (4), aos 84, de câncer. Deixa a viúva, também chamada de Helena, as três filhas, Eliana, Elaine e Elisa, e quatro netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página