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Multa à Gol por atrasos pode passar de R$ 5 mi

Problemas ocorreram após temporais no Rio e em São Paulo na quinta-feira

Até ontem, foram registrados 250 autos de infração contra a companhia, que tem 20 dias para recorrer

DENISE LUNA DO RIO DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

As multas por descumprimento de assistência ao passageiro impostas à Gol pelos atrasos e cancelamentos de voos na última semana poderão passar dos R$ 5 milhões, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O valor é calculado com base nos autos de infração por passageiro. Até a tarde de ontem, 250 autos foram registrados, com punições de até R$ 10 mil cada um.

Porém, de acordo com o presidente da agência, Marcelo Guaranys, a quantidade de problemas constatados deverá ficar maior após uma auditoria que será feita na companhia aérea. A empresa terá 20 dias para recorrer.

Os problemas da Gol começaram após a forte chuva da noite de quinta-feira no Rio e em São Paulo, que levaram ao fechamento dos aeroportos das duas cidades.

Nos dias seguintes, centenas de voos tiveram atrasos.

O problema provocou também restrições em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Para a agência de aviação, houve "falhas no gerenciamento de tripulação".

"A Gol não conseguiu administrar o problema com a mesma agilidade das outras empresas, razão pela qual o problema perdurou no sábado e no início do domingo", afirmou a Anac, em nota.

Procurada, a Gol não quis se manifestar sobre a multa. Mais cedo, a empresa havia afirmado em nota que os voos já estavam normalizados.

A TAM também registrou atrasos na semana passada e foi notificada pela agência a comprovar a prestação de assistência aos passageiros, também sob pena de multas.

Ontem, a Anac se reuniu no Rio com empresas aéreas para cobrar planos de contingência para o final do ano.


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