Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jader Nunes de Oliveira (1944-2013)

Ex-reitor da Federal da Paraíba

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Em sua carreira acadêmica na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Jader Nunes ficou conhecido não apenas por suas aulas na engenharia de produção, mas também pela atuação política.

Entre os vários cargos que ocupou estão a chefia do Departamento de Engenharia de Produção, a direção do Centro de Tecnologia e a reitoria da instituição --esta última por dois mandatos consecutivos, de 1996 a 2004.

Também presidiu o sindicato dos docentes da UFPB.

Como presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), foi um dos principais defensores da educação pública e da autonomia universitária.

Ainda durante a graduação de engenharia elétrica na UFPE (Federal de Pernambuco), foi preso por sua atuação contra a ditadura. Só deixou a militância de lado quando a mulher, Maria das Mercês, engravidou da primeira filha.

Maria, aliás, foi sua companheira também na vida profissional. Engenheira civil, era professora da UFPB.

Tinha um ótimo senso de humor e era extremamente sociável. Gostava de ter boas conversas, sobre qualquer assunto, em uma mesa de bar.

Escrevia muito bem e adorava livros. Deitado na rede, lia gibis para as filhas quando elas eram pequenas.

Todos os anos, reunia-se com um grupo de amigos da faculdade. Estava muito animado com o encontro de 2014, marcado para ocorrer em João Pessoa, onde vivia.

Morreu na quarta-feira (4), aos 69 anos, de infarto. Além da viúva, deixa as filhas, Andrea e Maíra, e as duas netas, Eduarda e Isadora.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página