Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bandeira de Haddad, Hora Certa começa sem raio X

Secretaria da Saúde disse que aparelho passou por 'manutenção preventiva'

Paciente disse que voltou para casa sem realizar exame; outros usuários da unidade elogiaram atendimento

PAULA FELIX DO "AGORA"

O primeiro posto da Rede Hora Certa, inaugurado anteontem na Brasilândia (zona norte) com seis meses de atraso, começou a funcionar sem aparelho de raio X.

Pacientes reclamaram ontem que o equipamento não estava em operação e que voltaram para casa sem fazer o exame solicitado.

A Rede Hora Certa é um dos principais projetos do prefeito Fernando Haddad (PT) para a saúde. Prevê a criação de 32 centros em que serão realizados exames e cirurgias sem urgência.

"Ligaram e disseram que eu podia fazer o raio X, estava marcado. Quando eu cheguei aqui, afirmaram que a máquina está quebrada", contou o aposentado Valmir Borba, 54, que faria o exame nos dois joelhos.

O filho de Borba ficou revoltado. "Um colega nosso saiu do trabalho para levar meu pai e tivemos de pegar um táxi para voltar", disse o assistente de marketing Joel Duarte, 23.

Por telefone, uma funcionária da unidade confirmou que o equipamento não estava funcionando. "Estão arrumando. A empresa está montando o raio X", disse. A reportagem não se identificou.

A dona de casa Vanessa Claro, 27, foi encaminhada pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Vista Alegre, na Brasilândia (zona norte), para uma consulta com um neurologista, devido à queixa de enxaquecas fortes.

Vanessa disse que o médico solicitou uma tomografia, mas que o exame vai demorar a ser realizado. "Foi marcado para daqui a dois meses. Tem uma fila."

Ela afirmou que o retorno com o neurologista do posto da Rede Hora Certa ainda não foi marcado.

Mesmo assim, Vanessa elogiou o atendimento. "Cheguei atrasada e, mesmo assim, o médico me atendeu."

Outros pacientes elogiaram a unidade. O neto da diarista Pascoalina Ananias, 47, está com um problema no sistema urinário e foi atendido por um urologista no início da tarde de ontem. "O médico é muito bom e a consulta foi rápida", disse.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal da Saúde informou que o aparelho de raio X do Hora Certa da Brasilândia passou por "manutenção preventiva" e que os exames serão feitos a partir de hoje.

A pasta disse ainda que o procedimento não precisa ser agendado e que os pacientes foram encaminhados para outras unidades de saúde.

A pasta disse que o retorno com o neurologista da paciente Vanessa será em fevereiro, e não a tomografia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página