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Trânsito piora, e ônibus anda mais rápido
Congestionamentos subiram 8%; nas faixas exclusivas, velocidade de coletivos passou de 14,2 km/h para 20,6 km/h
Gestão Haddad estuda ampliação do rodízio de veículos e faixa exclusiva de ônibus na rua Augusta
Estudo da Prefeitura de São Paulo aponta que o índice de congestionamento piorou neste ano, ao mesmo tempo em que a velocidade dos ônibus que circulam pelas faixas exclusivas melhorou.
Até novembro, a média de lentidão registrada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a 142 km, aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2012.
Outro levantamento, que comparou a velocidade média dos ônibus antes e depois da implantação das faixas apontou melhora de 45% --de 14,2 km/h para 20,6 km/h.
A pesquisa inclui 291 km de faixas implantadas na gestão Fernando Haddad (PT).
Segundo a prefeitura, 3 milhões dos 4,5 milhões de passageiros de ônibus foram beneficiados --com economia média de 38 minutos por dia.
Para a CET, não há relação entre as faixas e a piora do trânsito. Ela alega que houve queda no ritmo de crescimento da lentidão porque em 2012 a piora foi maior, de 14%.
Em 2010 e 2011, porém, apesar da alta da frota, as filas haviam caído --resultado atribuído à restrição aos caminhões e à abertura de vias como a nova marginal Tietê e o trecho sul do Rodoanel.
Para a gestão Haddad, a faixa exclusiva reduz o conflito entre os ônibus e os carros, o que organiza o fluxo.
O projeto e a execução das faixas exclusivas teve um custo de R$ 50 mil por quilômetro. Além dos 291 km criados, outros 29 km serão ativados em janeiro e mais 50 km estão em estudos, como uma na rua Augusta (centro).
A gestão Haddad também diz que um novo estudo sobre a ampliação do rodízio de veículos para mais 240 km de vias ficará pronto em janeiro.