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Cidades terão cartão para gasto de emergência

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM GOVERNADOR VALADARES DE BELO HORIZONTE DE BRASÍLIA

Após sobrevoar a região de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a liberação de um cartão da Defesa Civil para gastos emergenciais em municípios afetados pela chuva.

O Estado soma 21 mortes em decorrência das chuvas.

O cartão, apresentado como um meio para "superar a questão da burocracia" na liberação de recursos, não é novo. Foi criado em 2011 e pode ser requerido por todos os municípios que tiverem a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Desde aquele ano, mais de R$ 545 milhões já foram liberados por meio do cartão.

Segundo a presidente, não há limite de crédito no cartão, mas o Ministério da Integração Nacional informou que o saldo depende "da dotação e disponibilidade".

Segundo a presidente, todos os gastos das prefeituras serão acompanhados.

"Tem fiscalização muito forte porque é eletrônico. Na hora que [o prefeito] comprar, nós vemos o que ele pagou."

OUTROS GASTOS

Levantamento da ONG Contas Abertas aponta que, em 2013, o governo gastou pouco mais da metade do valor previsto para uma das principais ações de prevenção e combate a desastres.

No programa "Gestão de Risco e Resposta a Desastres", foram gastos R$ 3,2 bilhões de R$ 5,2 bilhões reservados --61,5% do previsto

Em sua conta no Twitter, Dilma afirmou que os investimentos totais contratados na prevenção a desastres naturais somam R$ 21,3 bilhões.


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