Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilhabela restringe carros até Castelhanos

FOLHA VERÃO Regra, que começou de forma experimental no dia 21, limita tráfego no acesso à praia a 107 veículos por dia
Do total de permissões, 42 serão para carros particulares, 65 para jipeiros cadastrados e 60 para motos

RICARDO HIAR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SÃO SEBASTIÃO

Turistas que planejam visitar Castelhanos, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vão precisar acordar mais cedo na alta temporada.

Uma nova regra instituída pelo Parque Estadual de Ilhabela restringe o tráfego na estrada de acesso à praia a 107 veículos por dia.

A restrição começou de forma experimental no dia 21 e será regulamentada em 2014.

Em feriados e períodos de maior movimento, já foi registrada, em 24 horas, a passagem de 479 veículos pela estrada que leva a um dos pontos turísticos mais tradicionais de Ilhabela.

Do total de permissões, só 42 são destinadas a veículos particulares. Outros 65 acessos serão reservados a jipeiros cadastrados no parque para levar turistas. O trânsito também será liberado para 60 motocicletas.

Veículos dos moradores das comunidades tradicionais da baía de Castelhanos que estiverem cadastrados não entram na cota.

Segundo a administração do parque, o acesso de veículos aumentou de forma significativa na estrada em 2013, após obras de melhoria. Na temporada passada, a média registrada foi de aproximadamente cem veículos por dia.

A notícia pegou de surpresa o empresário João Augusto de Lima, 45, que chegou a Ilhabela na sexta-feira para ficar uma semana de férias. Ele saiu de São Paulo de jipe e planeja ir a Castelhanos durante a estadia.

"Não sabia dessa restrição e estou indo para Ilhabela com o objetivo de visitar Castelhanos. Espero não ser barrado, senão vou voltar frustrado", afirmou.

Leila Rodrigues Alves, 32, também vai passar a virada do ano em Ilhabela e espera visitar a praia. "Quero mostrar para meus amigos a praia de Castelhanos. É um lugar lindo, fiz a maior propaganda. Vamos sair cedo do hotel para não correr riscos."

De acordo com a direção do parque, o objetivo da medida é garantir a segurança dos visitantes, diminuir o risco de acidentes e minimizar os impactos ambientais no parque --como atropelamento de animais, erosão, descarte de resíduos e poluição.

Com a restrição de acesso, a expectativa é reduzir também a poluição da praia de Castelhanos e os problemas de saneamento, visto que os estabelecimentos comerciais do local não têm capacidade para receber grandes grupos.

A estrada de Castelhanos tem 23 km de extensão, a maior parte não pavimentada. De jipe, o tempo estimado para percorrer a via é de uma hora e 15 minutos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página