Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estradas federais têm 10% menos mortes no feriado

Muitos motoristas, porém, ainda não retornaram das festas de fim de ano

DE BRASÍLIA

O balanço do número de acidentes, feridos e mortos nas estradas federais neste fim de ano foi considerado positivo em relação ao de 2012.

Em números absolutos, houve redução de quase 10% nas mortes --420 para 379. Se considerado o aumento da frota no período, de 76 milhões para quase 82 milhões de veículos, a queda proporcional chega a 16,36%.

Os dados consideram os incidentes registrados entre 20 de dezembro e 1º de janeiro.

Neste ano, porém, em razão do calendário, muita gente decidiu adiar a volta para casa, enforcando a quinta e sexta. "Esperamos grande movimento no sábado e domingo. Por isso, vamos intensificar a fiscalização", disse Stenio Pires, da Polícia Rodoviária Federal.

Ao todo, foram registrados no fim do ano passado 6.651 acidentes com 4.352 feridos. No final de 2012, foram 7.407 e 4.642, respectivamente.

A ultrapassagem pela contramão concentrou o maior número de multas aplicadas nas estradas federais --7.007.

Ao menos 33.909 motoristas foram autuados --multas por excesso de velocidade ainda não foram contabilizadas. Foram multados 1.697 por dirigir sob efeito de álcool --queda de 31%. Desses, 461 foram presos por ultrapassarem 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou por recusarem soprar o bafômetro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página