Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Estado deve retomar o controle', diz ministra

DE BRASÍLIA

A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou ontem que cabe ao governo do Maranhão gerenciar e comandar a solução dos problemas nos presídios do Estado. "É preciso retomar o controle", afirmou.

"O governo federal está à disposição como sempre esteve, mas o gerenciamento do problema precisa ser comandado pelo Estado."

Segundo ela, há uma guerra declarada dentro das prisões maranhenses.

As rivalidades são entre facções criminosas de presos da capital e do interior do Estado e até entre membros do mesmo grupo.

A ministra disse que não conseguiu assistir ao vídeo divulgado ontem pela Folha no qual presos do complexo de Pedrinhas filmam em detalhes três rivais decapitados.

"Não pude ver, já vi as fotografias. São terríveis. Precisamos agir diante disso", disse. Segundo ela, o Ministério da Justiça tratará com o Estado sobre as medidas possíveis.

REPASSE FEDERAL

O governo do Maranhão afirma que está investindo em obras, reformas e equipamentos do sistema prisional.

O Estado cobra ainda do Ministério da Justiça repasse de cerca de R$ 20 milhões para construir duas cadeias, cancelado em junho de 2013 apesar das exigências do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), vinculado à pasta, terem sido atendidas.

Em resposta, o ministério afirma que o dinheiro "foi recolhido por inexecução da obra no prazo de 18 meses".

Segundo a pasta, "os projetos apresentados não foram aprovados pela área técnica".

O governo federal divulgou ontem que entre 2003 e 2013 investiu cerca de R$ 55 milhões na construção de sete unidades e na melhoria do sistema prisional maranhense.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página