Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paulista é preso nos EUA suspeito de falsa ameaça de bomba

Segundo o FBI, Fernando Cruz enviou e-mails à polícia e à TAM dizendo haver explosivos em voo para o Brasil

ISABEL FLECK DE NOVA YORK ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

Um brasileiro que mora nos EUA foi preso acusado de enviar e-mails com ameaça de bomba num voo da TAM que faz a rota Miami-Brasília. Francisco Fernando Cruz, 22, foi detido na última quinta-feira, no aeroporto de Miami, onde embarcaria no mesmo voo que teria ameaçado.

Segundo o FBI, polícia federal americana, os e-mails foram enviados à polícia de Miami e à TAM nos dias 8 e 9 de janeiro, de um computador da Universidade Estadual de Montclair, cidade onde Cruz mora, em Nova Jersey.

Uma câmera de segurança teria gravado o momento em que Cruz utiliza o computador ""no mesmo local e hora em que um dos e-mails foi enviado. "O avião não deve decolar. Alvo. Vai cair. Represália. A carga é perigosa", dizia a mensagem, segundo a afiliada da rede CBS na Flórida.

Segundo a Procuradoria em Miami, o brasileiro, de Sorocaba (SP), será acusado de ameaçar o transporte aéreo internacional. Se condenado, pode pegar até cinco anos de prisão, segundo a CBS. Uma pré-audiência pode ocorrer ainda hoje.

O Consulado-Geral do Brasil em Miami informou que está acompanhando o caso, mas não deu detalhes.

A TAM informou que foi notificada pelas autoridades americanas da "suposta presença de bomba" e reforçou a inspeção das bagagens e dos passageiros. "Após intensa investigação" das autoridades, foi confirmada que a ameaça era falsa e que "nenhum risco foi detectado" no avião, disse a empresa.

A família de Cruz disse à TV TEM, afiliada da TV Globo em Sorocaba, que ele voltaria ao Brasil para renovar o visto e que não acredita que ele fez as ameaças.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página