Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saiba mais

Em 2000, 'rolê' de sem-teto ocupou shopping do Rio

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

Uma espécie de "rolezinho" ocorreu em 4 de agosto de 2000 no Rio. Em vez de jovens da periferia, 130 sem-teto, estudantes e punks foram ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul, "para passear".

Entraram em lojas, experimentaram roupas de grife e terminaram o passeio na praça de alimentação, onde comeram sanduíches de mortadela e o que mais havia em suas marmitas, trazidas de casa. Duas lojas chegaram a baixar as portas.

Ao fim do passeio, a associação de shoppings informou que pediria à Justiça que os sem-teto fossem impedidos de entrar no local em um próximo evento do tipo, que não chegou a acontecer.

A Folha noticiou o fato em tempo real no site, com três notas curtas, e em meia página do jornal no dia seguinte. O título era: "Favelados e punks invadem' shopping".

Não houve saques ou furtos. A polícia negociou a saída dos sem-teto sem registros de uso de violência ou revistas.

O ato havia sido organizado por estudantes de direito da UFRJ, que queriam ver a reação dos clientes do shopping, além de protestar "contra o sistema capitalista, mostrando o contraste entre o consumo supérfluo e a fome".

O protesto teve a adesão maciça de uma comunidade do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) em Campo Grande, zona oeste do Rio, que chegaram ao shopping em dois ônibus fretados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página