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Foco

Justiça autoriza tirar 5 dos 8 aviões parados em Cumbica

MOACYR LOPES JUNIOR DE SÃO PAULO

Está em vias de acabar o cemitério de aviões do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Dos oito aviões abandonados ali, cinco foram arrematados nos últimos meses, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, e já podem ser removidos.

Desses, quatro são da Vasp e um da cargueira Beta, empresas aéreas que encerraram as operações em 2005 e 2010.

Os aviões não estão mais em condição de voo -- são modelos antigos como Boeings 727-200, Airbus A300 e Douglas DC-8.

Todos são vendidos como sucata para colecionadores ou empresas que reciclam material aeronáutico.

Entre eles está um jato 727 da extinta Fly Linhas Aéreas que pegou fogo no aeroporto de Cumbica em 2011.

Segundo a concessionária GRU Airport, ainda não há planos de uso da área onde os aviões estão.

Em breve não haverá mais aviões da Vasp nos aeroportos. Terminou anteontem o prazo para contestação em relação à venda dos quatro últimos aviões da empresa nos aeroportos --em Cumbica, Brasília, São Luís e Salvador. Todos foram arrematados pelo mesmo comprador.

O dinheiro obtido --o valor chega a superar R$ 100 mil por avião -- vai para pagar credores da Vasp, cuja falência foi decretada em 2008.


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