Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva fecha aeroporto e linha de trem em São Paulo

Ao menos três córregos transbordaram por causa do temporal da tarde de ontem

Bem no horário de pico da volta para casa, cidade tinha 17 pontos de alagamento, sendo 12 intransitáveis

DE SÃO PAULO

A forte chuva que atingiu São Paulo no fim da tarde de ontem deixou toda a cidade em estado de atenção por quase duas horas. Uma linha de trem da CPTM e o aeroporto de Congonhas chegaram a ser fechados.

A situação mais grave foi na zona leste da cidade, onde houve o transbordamento dos córregos Itaim, Itajuíbe e Três Pontes, na região de Itaim Paulista, e do rio Tietê, na região de São Miguel Paulista. Também houve transbordamento no córrego Ipiranga, na zona sul.

Apesar dos dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, apontarem transbordamento de 12 cm no Tietê, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do governo estadual, afirmou que não houve transbordamento. O órgão disse em nota que num trecho no Jardim Romano, o rio "chegou perto do seu limite", mas não transbordou.

Foram registrados 17 pontos de alagamento, sendo 12 deles totalmente intransitáveis. Também houve 20 quedas de árvores, que interromperam o tráfego em algumas vias. A chuva causou problemas em 151 semáforos.

O trânsito, no entanto, permaneceu dentro da média para o período.

A linha 12-safira da CPTM foi totalmente fechada às 16h40 devido a pontos de alagamento na via e também pela queda de um muro na linha férrea, na altura da estação Jardim Helena.

A linha só voltou a operar normalmente por volta das 21h, após mais de quatro horas fechada.

A empresa tentou liberar a linha mais cedo, mas manifestantes colocaram fogo na via, em protesto. Até as 22h, as composições operavam com velocidade reduzida.

A linha 8-diamante teve um princípio de alagamento, mas a circulação foi normalizada às 17h30.

AEROPORTOS

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fechou para pousos e decolagens por cerca de meia hora.

Já o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, não teve restrição. Ainda assim, 24 voos que pousariam ali alteraram suas rotas para outros aeroportos de São Paulo, do Rio, de Minas e do Paraná.

Nesta semana, a Grande São Paulo registrou vários problemas causados pelos temporais.

Anteontem, pelo menos dois córregos transbordaram e uma casa desabou na zona sul. Uma pessoa segue desaparecida após forte chuva em Embu das Artes, na quarta.

A previsão para o fim de semana segue de calor, com chuvas à tarde.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página