Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Ribeiro (1937-2014)

Foi tetracampeão de Barretos

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Criado na fazenda em Tanabi, no interior paulista, desde criança José Ribeiro não podia ver um cavalo pela frente que já queria montá-lo.

Sua paixão pelas cavalgadas se tornou profissão. Peão de montaria, depois de um tempo passou a encarar também os touros. Conta a família que foi ele quem trouxe ao Brasil o rodeio com bois.

Entre tantos títulos que ganhou, José ficou conhecido por ser o primeiro tetracampeão da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos: venceu em 1959, 1961, 1962 e 1963.

Ao deixar a arena, dedicou-se a organizar rodeios por diversas cidades com seus próprios cavalos. Para proteger os aparelhos de som usados na locução, estragou todos os cobertores de sua casa.

Teve passagens como locutor também pela tradicional festa de Barretos. Introduziu a típica narração das provas atuais, com comentários sobre o peão e o animal.

Dizia ter criado a frase "Segura, peão", mas outro locutor, Zé do Prato, também se denominava autor do bordão.

Nos últimos anos, cuidava apenas de seu programa de música sertaneja na Rádio Clube Tanabi, que começou diário e, depois, passou a ser transmitido só aos domingos.

Foi homenageado com músicas que contavam seus feitos como peão e locutor.

Católico devoto do Divino Pai Eterno, acompanhava diariamente as missas e novenas no canal Rede Vida.

Sofria de problemas de coração. Morreu anteontem, aos 76. Foi casado por 46 anos com a professora Araci. Teve dois filhos, José Ricardo e José Renato --nenhum deles adquiriu o gosto pela montaria--, e um neto, Thales.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página