Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Renato Pompeu de Toledo (1941-2014)

Jornalista em vários formatos

DE SÃO PAULO

Em 2008, ao responder sobre quais conselhos daria a um jornalista iniciante, o jornalista e escritor paulista Renato Pompeu de Toledo recomendou abandonar imediatamente a profissão.

Em caso de insistência, disse ele à publicação "Observatório da Imprensa", o melhor é se estabelecer de forma independente na internet. "Se isso também não foi possível, procurar manter a dignidade profissional e preparar-se para uma vida de sacrifícios."

Ao longo de uma carreira iniciada em 1960 e que durou até a véspera de sua morte, o incansável Pompeu de Toledo seguiu um pouco de cada um desses conselhos.

Trabalhou em diversos meios de comunicação, entre os quais a Folha, a revista "Veja" e o "Jornal da Tarde". Ganhou um Prêmio Esso de Jornalismo.

Quando não estava numa redação, Pompeu de Toledo se dedicava a escrever livros. Foram ao todo 22 obras, incluindo os romances "Quatro-Olhos" (1976) e "Samba-Enredo" (1992) e a biografia "Canhoteiro, o Homem que Driblou a Glória" (2002).

Desde 2009, Pompeu de Toledo também mantinha o blog do Renatão, onde publicou pela última vez anteontem, sobre a importância da obra da antropóloga e primeira-dama Ruth Cardoso.

Horas depois, ele se sentiu mal e foi internado em um hospital de São Paulo.

Renato Pompeu de Toledo morreu ontem de manhã aos 72 anos, após uma parada cardíaca. Solteiro, ele não deixa filhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página