Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contra roubo, ladeirão do Morumbi terá mão única

Trânsito em trecho da rua Dr. Francisco Thomaz de Carvalho será só para descida

Governador diz que Polícia Militar solicitou à prefeitura a alteração, cuja data ainda não está definida

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

Famoso ponto onde motoristas presos no trânsito são assaltados, o ladeirão do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, terá mão única na tentativa de frear esses crimes.

Com a medida, os carros só poderão descer a rua Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, que hoje tem mão dupla.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que o projeto de sinalização da região já está pronto, mas ainda não tem data definida para ser implementado.

Após a mudança, a subida para a av. Giovanni Gronchi será feita pelas ruas Antônio Júlio dos Santos e João Avelino Pinho Melão, que também passarão a ter mão única.

Nas três ruas, o sentido único será implantado apenas na primeira quadra.

Ontem, governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a Polícia Militar solicitou a alteração à prefeitura. Segundo ele, o pedido foi feito pelo coronel Benedito Meira, comandante-geral da PM.

"Tendo ali a subida, fica muito devagarinho. Se você inverter a mão, só desce, ninguém para", disse Alckmin.

"Então eu acho que são pequenas medidas que ajudam. Essa é toda a lógica da polícia territorial, analisar o território e fortalecer a segurança. Ele [Meira] falou comigo e nós já estamos em entendimento com a prefeitura."

No último domingo, um policial federal foi baleado na cabeça durante um assalto perto do ladeirão. Duas semanas antes, um engenheiro argentino já tinha sido morto em outro roubo na região.

Também foi alvo de assaltantes na continuação da via a filha do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), em 2013.

SEMÁFOROS

Hoje, segundo a CET, a polícia já realiza operação que cria sentido único no ladeirão no rush da tarde. Mas com a implantação do projeto, a capacidade de tráfego será elevada: a descida da ladeira terá duas faixas, enquanto a subida terá quatro --duas em cada uma das outras ruas.

A companhia diz que também está reavaliando a programação dos semáforos da região para reduzir o tempo de espera dos motoristas.

De acordo com a CET, outras medidas estão previstas para melhorar o trânsito carregado do Morumbi, como instalação de câmeras de monitoramento, reativação dos semáforos em tempo real da av. Morumbi e implantação destes equipamentos nas av. Roque Petroni Jr. e Chucri Zaidan.

A mudança de mão do ladeirão já havia sido cogitada pela PM em 2011, após uma onda de assaltos no local, mas não chegou a ser concretizada na ocasião.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página