Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Folia pernambucana terá versão gigante de Dilma e de Neymar

Ao menos 50 bonecos devem aparecer nas ruas de Olinda e Recife

DANIEL CARVALHO DO RECIFE

As ladeiras de Olinda e as ruas do Recife Antigo vão receber figuras ilustres neste Carnaval. Dilma Rousseff, Neymar, Ariano Suassuna, Fátima Bernardes e até o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, morto no ano passado, são algumas presenças "garantidas" na festa.

Versões em tamanho GG dessas figuras estão sendo finalizadas em ateliês das cidades. São ao menos 50 novos bonecos gigantes feitos de fibra de vidro.

Sílvio Botelho, 56, corre para dar conta dos pedidos. Os trabalhos são feitos sob encomenda e mediante autorização do homenageado ou de alguém ligado a ele.

"Por isso não tem nenhum boneco de Dominguinhos ou Reginaldo Rossi aqui", diz Botelho, citando dois artistas locais mortos em 2013.

Em Olinda, o escritor paraibano Ariano Suassuna já está pronto. Foi uma encomenda do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que vai prestar homenagem ao autor.

O boneco de Chávez, encomenda do Consulado da Venezuela, ainda seca ao sol.

Cada boneco pesa pouco mais de dez quilos, tem cerca de 1,90 metro e custa entre R$ 3.000 e R$ 15 mil.

O trabalho também é puxado no ateliê do produtor cultural Leandro Castro que, além das encomendas, tem um acervo de 150 bonecos.

Sua coleção fica exposta na Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, no Recife.

Da lista de novidades já estão prontos jogadores como Neymar, Zico e Pelé e a presidente Dilma. Lula e Fernando Henrique estão à espera de retoques. O presidente dos EUA, Barack Obama, e a mulher dele, Michelle, também devem dar as caras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página