Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Substância contamina praia de Búzios; 60 banhistas vão a hospital

Produto causou irritação nos olhos e até sangramento no nariz

DO RIO

Crianças e adultos sofreram com irritação nos olhos e na pele, dificuldade para respirar e até sangramentos no nariz depois de tomarem banho de mar na praia da Tartaruga, uma das mais visitadas de Búzios, na Região dos Lagos, litoral sudeste do Rio.

Uma substância ainda não identificada contaminou a praia e ao menos 60 pessoas foram atendidas em um hospital local. A contaminação afetou aqueles que foram à praia da tarde de quinta-feira ao final da manhã de ontem.

Dos afetados, cinco que apresentaram sintomas de conjuntivite mais profunda e foram encaminhados para um hospital em Araruama, município próximo, para serem atendidas por especialistas.

As informações são da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, que interditou a praia e coletou ontem amostras da água para análise. Um laudo deve ficar pronto até quarta.

Até lá, diz a pasta, não será possível determinar os responsáveis. A secretaria suspeita que a substância tenha vazado de um navio de cruzeiro que permaneceu atracado na praia nos últimos dias.

PRODUTO QUÍMICO

Um produto químico utilizado na higienização da caixa coletora de esgoto do navio pode ser o causador da contaminação da água.

Segundo técnicos da pasta, uma substância laranja e de aparência oleosa foi encontrada em uma das pedras da praia. Ela teria as mesmas característica do produto.

O responsável, quando identificado, será autuado por crime ambiental, passível de multa.

Muitos turistas visitam Búzios durante o Carnaval. A secretaria informou que o produto está evaporando, o que causa desconforto mesmo para aqueles que não mergulham no mar. Por isso desaconselha a ida à Tartaruga até que se saiba o que causou o mal-estar nos banhistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página