Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo muda discurso diante de rejeição a evento

DE SÃO PAULO

O ceticismo da população brasileira com relação à realização da Copa do Mundo no país havia sido detectado pelo governo federal numa sondagem realizada entre junho e agosto do ano passado, conforme a Folha revelou neste mês.

A mudança de humor dos brasileiros com relação ao evento fez a presidente Dilma Rousseff alterar o discurso sobre a Copa e sua importância para o país.

Dilma passou a enfatizar o ufanismo em torno do "país do futebol" e a abordar menos a questão do "legado" que o evento esportivo poderá deixar para a população, como obras de infraestrutura e meios de transporte, por exemplo.

BORDÃO

O bordão "Copa das Copas" foi uma criação do marqueteiro Nizan Guanaes. Outros assessores já haviam sugerido que o enfoque dos discursos fosse a paixão nacional, não o legado a ser deixado.

As sondagens detectaram uma percepção mista sobre a Copa do Mundo: um deles, formado pelo sentimento de orgulho, união e nacionalismo; outro, negativo, constituído pelo temor com a falta de segurança pública e as obras atrasadas no cronograma previsto.

Na sondagem do governo federal, notou-se pessimismo nas classes C e D, sobretudo em São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página