Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Lamartine de Assis (1914-2014)

Neurologista apaixonado por plantas e jardins

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Quando se aposentou, no final da década de 1980, José Lamartine de Assis finalmente pode se dedicar a duas grandes paixões de sua vida: as plantas e os jardins.

Tinha o maior gosto em pegar a enxada para capinar, escolher as flores para os jardins da casa e da fazenda ou apenas tirar as folhas secas.

Rosas e ipês, de todas as cores, eram seus favoritos.

Neurologista formado pela USP, lecionou na universidade por mais de 40 anos.

Foi sócio de um hospital psiquiátrico em São Paulo e atendeu em seu consultório particular até os 85. Era especialista em miastenia grave, doença autoimune que causa fraqueza muscular.

Entre os colegas de profissão, era admirado por acertar o diagnóstico de grande parte de seus pacientes apenas com o exame clínico.

Considerava a família o "esteio da sociedade", mas às vezes lamentava por ter se dedicado demais à profissão, principalmente após perder a filha Sônia, vítima de câncer.

Quieto e estudioso, passava os finais de semana na fazenda, no interior paulista.

Para lembrar de sua participação na Revolução de 1932, guardava o capacete. Fez ainda um arquivo histórico de sua vida, que conta com a foto tirada em São Paulo para o vestibular da USP.

Não conseguiu realizar o desejo de se tornar um centenário --faria aniversário no dia 25 de abril. Morreu na quarta-feira, aos 99. Deixa a viúva, Dulce, com quem foi casado por 71 anos, cinco filhos, 13 netos e seis bisnetos.

A missa do sétimo dia será rezada a partir das 9h de hoje, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página