Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prova bienal de medicina pode contar na residência

Proposta é do Conselho Nacional de Educação

FLÁVIA FOREQUE JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA

O desempenho dos alunos de medicina nas provas bienais de avaliação que eles terão de fazer será considerado na seleção para a residência.

Essa é a proposta defendida em resolução elaborada pelo Conselho Nacional de Educação, com atualização do currículo da graduação.

As mudanças decorrem da lei do programa federal Mais Médicos, que, além de trazer profissionais estrangeiros ao Brasil, impôs alterações ao ensino da medicina no país.

A posição do CNE será apresentada hoje em audiência com entidades da área, como o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Denem (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina).

O documento detalha a avaliação bienal: será obrigatória, nacional e aplicada pelo Inep, órgão do Ministério da Educação também responsável pelo Enem.

O texto diz que a avaliação será "classificatória para os programas de residência". Para a comissão responsável por elaborar a proposta, as provas podem, a longo prazo, substituir até mesmo o modelo atual de entrada na residência --pelo qual a seleção fica a cargo de cada instituição de ensino.

A proposta não tem consenso entre os especialistas e, na prática, cabe ao Conselho Nacional de Residência Médica a decisão de adotar um novo sistema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página