Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alegorias

crônicas da folia - ROBERTO DE OLIVEIRA

O país do 'Lepo Lepo'

Candidata a hit do Carnaval, música baiana vira febre na web, com sua coreografia copiada por crianças e vovôs

Ah, o "Lepo Lepo". Às vésperas de se tornar o maior hit do Carnaval brasileiro, a música, além de incitar a imaginação sexual de fãs, ganhou nas redes sociais contornos "sociológicos": internautas acreditam que a canção, dos baianos do Psirico, simboliza o "pobre e humilde" Norte/Nordeste versus o "rico e ganancioso" Sul/Sudeste. Tem mais: ela seria o avesso do funk ostentação, tão apregoado no eixo Rio-SP.

"O mágico do Lepo Lepo' é que ele explicita tudo o que nos diferencia do Sul e Sudeste", postou uma fã baiana. "Aqui não é Camaro amarelo, aqui não é menina piradinha. Aqui a gente não tem carro, não tem teto", escreveu outra. "As mina [sic] ficam por causa do Lepo Lepo'. Porque é gostoso", digitou uma colega.

Com um sax à la banda Calypso, batidas bregas que passeiam entre o axé e o sertanejo, a letra (chiclete que só) fala de um cara que está na pior e só quer saber se a garota vai aceitá-lo daquele jeito.

Ele pode até estar quebradão, mas, se ela ficar com ele, é porque gosta do seu "lepo lepo".

Lançada em setembro passado, a canção "bombou" nas praias no Réveillon baiano. Não parou um segundo: é a mais baixada no iTunes.

Neste Carnaval, está no "set list" de todos os trios elétricos e fanfarras de Salvador. Nos blocos de rua de São Paulo e Rio, em tudo o que é festa vai rolar "Lepo Lepo" --e versões.

O clipe é uma febre no YouTube, com mais de 3 milhões de "views". Virou "meme", com sua coreografia copiada por crianças, adolescentes e vovôs do país inteiro. Até o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que não leva jeito para coisa, tentou, anteontem, ensaiar uns passinhos no embalo de "Lepo Lepo".

No vídeo original, cinco gostosas de "hot pants" e top pretos, desfilam de meia-arrastão propositalmente detonada, batendo-cabelo e fazendo "carão" para o "duro pé-rapado, com salário atrasado, que não tem mais para onde correr".

Em meio a olhares desconfiados, o cantor Márcio Victor pergunta: "Será que ela vai me querer? Agora vou saber a verdade/se é dinheiro ou amor (ou cumplicidade)". Ela, a gente não sabe, mas o público, este quer mesmo é muito "Lepo Lepo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página