Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Região do Morumbi tem explosão de roubos

Duas delegacias de área nobre, no entorno da sede do governo paulista, tiveram elevação de 143% e 59% em assaltos

Vila Mariana e Pinheiros também registraram taxas acima da alta média da cidade, de 41,8%

GIBA BERGAMIM JR. DE SÃO PAULO

Área nobre de São Paulo onde está o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, o Morumbi (zona oeste) teve uma explosão de assaltos em janeiro deste ano.

A cerca de 3 km do palácio, o filho do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz, foi cercado por criminosos quando dirigia um Hyundai i30 no último dia 2 --e acabou no meio de um tiroteio, com sua filha de 9 anos.

Crimes ocorridos no bairro são registrados em dois distritos policiais --em ambos, a disparada de roubos no mês passado foi superior à alta média de 41,8% na cidade.

Um deles é o 89º DP (Portal do Morumbi), que teve aumento de 143% no índice de roubos --192 casos, ante 79 em janeiro de 2013.

Trata-se da quarta maior alta de roubos entre os 93 distritos policiais da capital (veja quadro). A delegacia registra histórico de elevação dos casos desde outubro.

Outro distrito responsável pela área é o 34º DP (Vila Sônia). Ali, a variação foi de 59% nos assaltos --pulou de 157 casos para 250. O ataque a Thomaz Alckmin, no entanto, só entrará nas estatísticas do próximo mês. A polícia investiga tentativa de assalto, sequestro e atentado, sendo que a primeira hipótese é a mais provável, segundo policiais.

O Morumbi abriga as favelas Paraisópolis e Real Parque, onde há pontos de tráfico e quadrilhas de ladrões, de acordo com a polícia.

Presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do Morumbi, Celso Cavalini pede reforço no policiamento da área. Segundo ele, desde o fim de uma operação policial para sufocar a atuação de assaltantes e traficantes na região, nos últimos meses de 2012, os crimes cresceram.

Assim como o Morumbi, a maioria das áreas nobres da cidade teve taxa de crescimento de roubos acima da média na cidade. As duas delegacias se somam a outras oito com aumento acima dos 40%.

Pinheiros (zona oeste), por exemplo, área do 14º DP, teve mais que o dobro dos roubos de janeiro do ano passado --de 94 casos saltou para 195 (alta de 107%). Na Vila Mariana (sul), o aumento foi de 82% (95 para 173).

'CAMINHO CERTO'

O diretor do Decap (departamento responsável por todas as delegacias da capital), Domingos Paulo Neto, disse que o aumento dos roubos na cidade se deve à possibilidade de registrar ocorrências pela internet --iniciativa válida desde novembro.

Ele disse ter participado de uma reunião com moradores do Morumbi. "Estamos procurando entender mais esse fenômeno e estamos no caminho certo. O volume [de assaltos] ainda é alto, mas casos importantes estão sendo solucionados. O índice de prisões nunca foi tão alto."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página