Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Luiz Talassi (1922-2014)

Um padre especialista em direito canônico

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Já pároco emérito, Luiz Talassi ainda era procurado por religiosos que precisavam de esclarecimentos sobre o direito canônico, no qual era doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.

O ex-coroinha Luiz foi ordenado na capital italiana em 1947, dois anos antes de defender sua tese de doutorado.

Quando lá morou, chegou a ser indicado para ocupar um importante cargo, mas recusou o convite para retornar ao Brasil e ficar com a mãe, viúva, e a única irmã.

Órfão de pai desde pequeno, cuidou de dona Elvira até ela morrer, há cerca de três décadas. A irmã, Orcarlina, foi sua companhia até o final da vida. Moravam em Rafard (SP), terra natal do religioso.

Padre Luiz ingressou no seminário com apenas dez anos, em Campinas (SP). Morou na capital paulista antes de ser enviado à Itália para completar seus estudos.

Ao voltar, passou por municípios do interior de São Paulo, como Piracicaba, onde foi nomeado primeiro bispo e atuou como juiz auditor da Igreja Católica, acompanhando processos, principalmente de anulação de casamentos.

Em Charqueada, viveu por mais de 30 anos. Ajudou na construção do hospital da cidade e foi professor e diretor de uma escola estadual.

Em seus últimos anos de atuação, trabalhou em Rafard. Após a aposentadoria, passava a maior parte do tempo em casa, lendo. Acompanhava tudo sobre o papa Francisco e lia semanalmente o jornal "L'Osservatore Romano", com notícias do papado.

Morreu no dia 23, com 91 anos e 66 de sacerdócio, de falência de múltiplos órgãos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página