Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saúde

Nordeste antecipa campanha de reforço da vacina contra sarampo

DE BRASÍLIA - Com surtos de sarampo em Pernambuco e no Ceará e a proximidade da Copa, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de reforço da vacinação no Nordeste.

A pasta liberou, ontem, R$ 3,8 milhões para 67 cidades das regiões metropolitanas de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe --e, ainda, Porto Seguro.

Desde antes do Carnaval, esses locais iniciaram a vacinação em massa de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, independentemente de já terem sido vacinadas antes.

Esse reforço é feito em intervalos de cinco anos, no Brasil todo, e estava programado para 2015. Foi antecipado no Nordeste como parte do esforço de controlar a transmissão da doença --nas demais regiões, a situação é tida como segura.

Neste ano (até 7 de março), o ministério registrou 101 casos de sarampo, metade do total de casos em todo o ano de 2013.

A grande maioria dos casos foi detectada em Pernambuco e Ceará, que já realizaram a ampliação da imunização.

Os casos são vinculados a pessoas infectadas que vieram do exterior. Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do ministério, afirma que não há recomendação de reforço de vacinação em outras regiões ou para crianças que viajarem ao Nordeste.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página