Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Emma Luiza De Souza Lima (1944-2014)

Parceira musical do maestro Souza Lima

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

O sobrenome de Emma não era de sangue, mas, para o sogro e parceiro musical, o maestro João de Souza Lima, ela era "mais Souza Lima" que muitos de sua família.

Como aluna favorita, coube-lhe a missão de divulgar a obra do "príncipe dos pianistas brasileiros". Tornou-se guardiã do acervo e, em 1994, gravou na Europa o CD "Serenidade", com 17 composições do mestre, mantendo vivo o estilo dele de tocar.

O talento, aperfeiçoado com Souza Lima, foi descoberto cedo. Aos dez anos, Emma aprendeu as primeiras notas. Três anos mais tarde, já ensinava outras crianças.

Formada em piano e violão pelo Instituto Musical de São Paulo, concluiu seus estudos em Michigan (EUA). Atuando principalmente como solista de música clássica, fez carreira no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Em sua casa, às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo, dava aulas particulares com seus pianos de armário --nunca fez questão de ter um de cauda.

Foi ainda inspetora de ensino artístico da Secretaria de Estado da Cultura.

Fazia recitais particulares para a pintora Tarsila do Amaral, tia-avó de seu então marido, Antonio, de quem se divorciou há pouco mais de dez anos --mantendo, porém, o sobrenome de casada.

Tanta dedicação à música, no entanto, não era capaz de afastá-la dos filhos. Se um deles estivesse com febre, não pensaria duas vezes em cancelar um concerto.

Morreu no domingo (16), com 70 anos, de câncer de pulmão. Teve três filhos, um deles já falecido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página