Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Detenção por maconha causa confronto entre estudantes e PM

Cerca de 300 alunos da federal de SC reagiram à ação da polícia

DE SÃO PAULO

A detenção de cinco estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em operação antidrogas da Polícia Federal no campus da instituição em Florianópolis terminou em confronto entre universitários e a PM ontem.

A ação da PF ocorreu no bosque da universidade onde, segundo a polícia, há consumo de drogas por estudantes e moradores do entorno.

Houve confronto entre policiais e cerca de 300 universitários que não aceitaram a detenção de colegas, flagrados com pequena quantidade de maconha nas mochilas.

Segundo o porta-voz da PF no Estado, Ildo Rosa, foi solicitado apoio do Choque da PM após uma tentativa de negociação com os estudantes.

Segundo ele, uma barricada foi montada para impedir a saída dos carros da polícia com os detidos. Dois veículos da PF foram depredados.

Cerca de 15 PMs dispararam balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo em direção a estudantes e professores. Dois policiais federais e dois PMs se feriram. "Não era a nossa intenção entrar em confronto com eles. Sem dúvida, a PM agiu de forma despropositada", disse Rosa.

A PM informou que "agiu em apoio à Polícia Federal" e que não comentaria o caso.

O Diretório Central dos Estudantes afirmou que parte dos alunos se feriram, mas não informou quantos.

Os estudantes detidos deverão responder a um termo circunstanciado por porte ilegal de drogas, resistência à prisão e depredação de patrimônio público.

O chefe do gabinete da reitoria da UFSC, Carlos Antônio Vieira, disse que a ação da PM foi "arbitrária" e que a PF foi acionada apenas para ações de inteligência.

Na noite de ontem, centenas de estudantes ocupavam parte do prédio da reitoria e exigiam um posicionamento formal da universidade contra a ação da polícia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página