Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Valores anteriores estavam defasados, afirma prefeitura

DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo afirma que o aumento nos valores venais de referência ocorreu porque os montantes estavam defasados.

De acordo com os cálculos da Secretaria Municipal de Finanças, os valores ainda representam apenas 85% do praticado pelo mercado, mesmo após o reajuste aplicado em março deste ano.

A pasta ressalta que contribuintes que entenderem que os seus imóveis foram avaliados com valores maiores do que os que têm de fato podem pedir uma análise especial do caso.

Segundo a secretaria, o reajuste é periódico e não foi feito para compensar qualquer outro tributo --após o aumento do IPTU proposto pela gestão municipal ser barrado na Justiça, o governo vive dificuldades financeiras.

A prefeitura afirma que faz as avaliações dos preços venais dos imóveis com base no valor praticado pelo mercado imobiliário.

Procurada anteontem pela reportagem, a gestão Gilberto Kassab (PSD) não comentou a posição do atual governo, de que os valores estavam defasados.

Em nota, a assessoria de Kassab disse que "qualquer revisão que incida sobre a base de cálculo do IPTU ou de qualquer outro imposto municipal, como o ITBI, deve ser feita publicamente".

Afirmou também que o governo Haddad tem todos os dados do município desde o período de transição.

O prefeito Fernando Haddad estima que deixou de arrecadar cerca de R$ 800 milhões por ter sido impedido pela Justiça de aplicar o reajuste do IPTU neste ano. Por isso, ele diz que terá dificuldade para construir hospitais e creches. (AR e FT)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página