Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais Médicos terá cerca de 600 novos profissionais

Meta é atender saúde da família em 310 cidades

FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA

Após atingir a demanda das prefeituras por um contingente de 13,2 mil profissionais do Mais Médicos, o Ministério da Saúde lançou novo edital para contratar mais profissionais.

O foco é atender 310 municípios em situação de vulnerabilidade social, sem médico em sua equipe de saúde da família e não contemplados neste ano com participantes do Provab (outro programa que leva médicos ao interior).

As inscrições vão até amanhã. A expectativa é que esse novo grupo comece a atuar entre maio e junho.

A maior parte das cidades (184) pré-selecionadas pela pasta não aderiu a edições anteriores do Mais Médicos.

Embora cada município pré-selecionado possa receber até seis médicos, o ministro Arthur Chioro (Saúde) estima que a demanda total chegue a cerca de 600.

Segundo Chioro, essa etapa extra já era prevista no orçamento e será a última do Mais Médicos.

Ao todo, 56% dos municípios pré-selecionados estão no Nordeste, onde a aceitação do programa (72%) está acima da média no país (67%), segundo o Datafolha.

A pesquisa, divulgada mês passado, mostrou que 14 milhões de brasileiros já foram atendidos por algum médico estrangeiro do programa.

O Mais Médicos se tornou uma das principais vitrines do governo Dilma Rousseff, que tentará a reeleição neste ano, e também do ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha.

DESISTENTE

A médica cubana Ramona Matos Rodriguez, 51, que há dois meses abandonou o Mais Médicos reclamando das condições do programa e buscou refúgio no Congresso Nacional, se mudou para os Estados Unidos.

Segundo a AMB (Associação Médica Brasileira), ela obteve visto dos EUA para profissionais de saúde de Cuba em missão no exterior.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página