Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Abastecimento

Água branca está boa para consumo, aponta teste

DO "AGORA" - A água branca que sai das torneiras dos moradores da Vila Guilherme (zona norte) e da Vila Sônia (zona oeste) não apresenta problemas para consumo, segundo teste de laboratório feito a pedido da reportagem.

Há cerca de um mês, moradores dos dois bairros têm recebido água esbranquiçada. Especialistas apontaram como uma das causas o excesso de cloro, dosagem que teria sido reforçada com a transferência de água entre os sistemas Alto Tietê, Guarapiranga e Cantareira.

A análise do laboratório Precision Labs com amostras dos dois bairros e do centro mostrou que todas estavam dentro da quantidade de cloro permitida pelo Ministério da Saúde.

A concentração ideal da substância para água potável é de 0,2 miligrama a 2 miligramas por litro de água.

O maior índice encontrado no teste foi de 0,5 miligrama por litro, na zona norte.

Para o químico Marco Aurélio, que fez a análise, a água fica branca por causa da pressão da tubulação. "São microbolhas. Quando a água sair dessa cor, pode esperar um pouco que logo voltará à ideal", disse.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Mauro Arce, afirmou que a "água está em perfeitas condições de uso". "Estamos falando de saúde pública e temos que ter cuidado."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página