Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Heleno Fernando de Vasconcelos Gimenez (1950-2014)

Violeiro regionalista gaúcho

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Heleno cresceu ao lado de um terreno em Porto Alegre onde costumeiramente circos se instalavam. Quando criança, fez amizades com palhaços, trapezistas e, principalmente, músicos de circo.

Um dia, vendo que o guitarrista do circo trazia todos os dias de casa o seu instrumento, Heleno fez uma proposta a ele. Disse que o homem poderia deixar a guitarra em sua casa e buscá-la sempre antes de suas apresentações. O artista concordou e o jovem Heleno passou a ter um tesouro em casa.

Aos 14 anos, Heleno formou seu primeiro grupo de rock, inspirado em nos Beatles e nos ícones da Jovem Guarda. Dois anos depois, já participava de programas de TV no Sul do país, com a sua banda.

Já na década de 70, Heleno começou a dedicar-se mais à sua viola e ao violão do que à guitarra elétrica. E tocando música regional gaúcha, o artista ficou reconhecido no Estado.

Irreverente, Heleno passou os últimos anos viajando de carro pelo país para tocar e visitar as filhas e amigos. No meio das viagens, se visse, um grupo reunido em algum praça, estacionava o carro e puxava conversa. Se a conversa fosse boa, voltava até o carro, buscava a viola e dedicava uma canção aos novos amigos.

Estando em casa, era comum que o visitante o flagrasse deitado na rede com a viola na mão tocando uma de suas composições.

Morreu no último dia 22, aos 63 anos, de câncer. Deixa três filhas, oito netos e uma bisneta. A família realiza a missa do sétimo dia hoje, às 18h, na igreja São Jorge, em Porto Alegre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página