Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Benedito Pereira dos Santos (1919-2014)

Prefeito em Minas aos 84 anos

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Em Itajubá, muitos se lembrarão de Benedito Pereira dos Santos como o eterno candidato a prefeito. Incansável, concorreu por 20 anos até conseguir se eleger em 2004, aos 84 anos.

Mas antes disso, BPS, como era conhecido, construiu um pequeno império com criatividade e muito trabalho.

Certa vez, quando era caminhoneiro, teve que transportar uma grande produção de café do Triângulo Mineiro ao Rio de Janeiro.

Ao ver a safra, percebeu que teria muitas viagens pela frente até transportar tudo. Sem que o dono do café soubesse, propôs que a carga fosse levada pelos trilhos de uma ferrovia próxima.

Para proteger o café da chuva, contratou um sapateiro para costurar lonas gigantes.

Assim que chegou ao Rio de Janeiro, foi contar ao dono da carga sobre o feito. O homem estava prestes a lhe dar uma bronca quando soube que, com a viagem pela ferrovia, Benedito havia lhe conseguido um enorme lucro. O valor foi dividido entre os dois.

Filho de agricultores e tendo ido à escola apenas até aprender a ler e escrever, ao longo da vida comprou fazendas, gado e empresas.

De ar brincalhão, os últimos anos foram marcados pelo avanço do alzheimer.

Mesmo assim, continuava gentil. Um dia, virou para a nora que o ajudava e disse "Não sei quem é você, mas quero te agradecer pelo o que você me faz".

Deixa dez filhos, 30 netos e 27 bisnetos. Morreu na quarta-feira, aos 94 anos. A família fará a missa do sétimo dia na terça-feira, às 19h, na igreja da Matriz de Itajubá.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página