Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Empresa tenta reativar pedreira perto de sítios em Santa Isabel

EDUARDO GERAQUE DE SANTA ISABEL (SP)

O medo de que as explosões, o barulho e a poeira voltem está assustando moradores de uma área rural em Santa Isabel (SP) que moram perto de uma pedreira interditada há mais de um ano.

A Folha conversou com donos de sítio da região que relatam muita tensão quando as detonações ocorriam.

Eles eram avisados e precisavam ficar encostados nas paredes das casas para fugir do eventual perigo.

Apesar de terem perdido a licença municipal de funcionamento, os responsáveis pela pedreira Basalto afirmam que estão tentando, com a prefeitura, obter novamente autorização para reabrir.

Para que isso ocorra, o zoneamento da cidade precisa mudar. Há dois anos, sem dar muitas explicações, segundo os representantes da Basalto, a prefeitura mudou as regras de ocupação da área onde funcionava a pedreira e o que antes era permitido passou a ser proibido.

O local explorado pela empresa era uma pedreira antiga, administrada pela Mendes Júnior até 2005, que desativou a exploração de pedras e passou a fazer a recuperação ambiental da área.

Um estudo pedido pela Promotoria sobre o ruído gerado pelos caminhões e pelo funcionamento da pedreira ratifica um dos grandes temores dos vizinhos.

Considerando os limites de poluição sonora para uma área rural, o barulho pode ficar acima dos índices legais, segundo o laudo contratado pela própria pedreira, a pedidos dos promotores.

De acordo com a empresa, a reabertura da pedreira não vai incomodar os vizinhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página