Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jairo Ramos Nogueira (1929 - 2014)

O médico erudito da av. Angélica

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Há cerca de três anos, Jairo passou a transferir todo o seu acervo para o computador. Peças inteiras de Brahms, Chopin e Bach, que antes estavam acumuladas em CDs, passaram a ocupar as pastas do HD de seu computador.

O mesmo ocorreu com sua vasta biblioteca de autores clássicos. Muitas das obras, Jairo lia em sua versão original, fosse em grego, alemão, francês, italiano ou inglês.

Nascido em Queluz (SP), Jairo estudou em Aparecida (SP) até que, aos 18 anos, passou na Faculdade de Medicina da USP, no final da década de 40. Quando se formou, continuou trabalhando no HC (Hospital das Clínicas de São Paulo), onde já atuava desde a faculdade.

Mas Jairo abriu também um consultório na avenida Angélica, no tempo em que por lá havia ainda muitos casarões e poucos prédios.

Especializado em otorrinolaringologia, o médico reservava suas segundas-feiras para o atendimento de pacientes que não pudessem pagar.

Desde que se aposentou do HC e de seu consultório, ocupou seu tempo com as leituras, fazendo panquecas para a família ou assistindo a filmes italianos.

À família, costumava passar lições de simplicidade para alcançar a felicidade. "La felicità viene da piccole cose", dizia.

Morreu de causas naturais na segunda-feira, aos 84 anos. Deixa a viúva Mary Guimarães Ramos Nogueira, o filho, também médico, Jairo Nogueira Ramos Filho e a nora, Erica Bonolli.

A família realizará missa do sétimo dia na segunda-feira, na paróquia São Luis Gonzaga, na av. Paulista, às 19h.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página