Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Droga é o que mais leva à prisão no exterior

Tráfico e porte somam 30% dos casos de 2013

DE BRASÍLIA

O número de brasileiros presos no exterior chegou a 3.209 em 31 de dezembro de 2013, sendo que a principal causa (30% dos casos) é o tráfico ou o porte de drogas, segundo levantamento divulgado pelo Itamaraty.

O balanço mostra um aumento de 28% no total de brasileiros presos em outro países em comparação ao levantado pelo Itamaraty em 2011.

Essa alta, porém, pode ser explicada em parte pela melhoria dos dados colhidos pelo governo brasileiro (que não são repassados ao Brasil de forma automática).

Desde 2011, o Ministério das Relações Exteriores coordena as informações sobre os brasileiros presos fora do país. Estima-se que a comunidade brasileira que vive no exterior chegue a 2,5 milhões.

A maior parte dos brasileiros presos está em países da Europa (34%). Países da América do Sul concentram outra fatia importante deles (27%), especialmente Paraguai, Bolívia e Guiana Francesa.

Na América do Norte, estão 22% dos presos brasileiros (99,6% deles nos Estados Unidos) e, na Ásia, outros 13% (sendo que mais de 97% deles estão no Japão).

Do total de brasileiros presos em outros países, dois enfrentam o risco da pena de morte, segundo o ministério.

O Itamaraty não tem registro de brasileiros que tenham morrido por pena de morte em outros países, pelo menos nas últimas décadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página