Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Produção de passaportes é retomada após falha

Casa da Moeda prevê sete dias para acertar situação

NATUZA NERY DE BRASÍLIA

Após interrupção na impressão de passaportes, que deixou mais de 40 mil pessoas sem receber o documento, a Casa da Moeda informou que a produção foi reiniciada na noite desta quarta-feira (28).

"Os testes com o novo lote de papel e tintas foram aprovados e a produção foi reiniciada. A Casa da Moeda vai trabalhar em três turnos, 24 horas por dia para regularizar a situação em até 7 dias", diz a instituição, em nota.

A interrupção ocorreu no dia 22, conforme antecipou a Folha. A produção é de 10 mil documentos por dia.

No comunicado, a instituição informou que o controle de qualidade detectou que uma tinta invisível, que só é vista quando se aplica uma luz ultravioleta, reagiu com outra, afetando a foto do documento.

"O problema, apesar de ser estético e não comprometer a credibilidade dos elementos de segurança do documento, poderia causar transtornos ao cidadão brasileiro nas viagens internacionais", diz ainda a nota.

O problema afetou apenas os passaportes emitidos pela Polícia Federal. O mesmo não ocorreu nos passaportes emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.

"Para os casos de emergência, a Polícia Federal informou que a emissão do passaporte está sendo feita nos postos da própria polícia", diz a nota da Casa da Moeda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página