Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Elton Luis dos Santos Clemente (1963 - 2014)

Foi generoso com quem conheceu

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Em sua rua no Mandaqui, zona norte de São Paulo, Elton era conhecido por sempre ajudar seus vizinhos, nem que fosse com uma palavra amiga. O tema que mais lhe causava preocupação era o eventual vício de algum colega com álcool e drogas.

Poucos sabiam, mas o motivo para essa preocupação era que ele próprio batalhava havia anos por sua abstinência. E, feliz por sua vitória, decidiu ajudar os outros como o tinham ajudado antes.

Segundo a família, Elton começou a trabalhar aos 13 anos. Trabalhou em bancos e corretoras. Com 24 anos, entrou para o sindicato dos metalúrgicos de São Paulo.

Como a rotina dos operários sempre começava nas primeiras horas do dia, Elton aprendeu a acordar cedo para acompanhar os trabalhadores. À 4h30 já estava de pé.

Quando chegou ao sindicato dos empregados da construção civil, já era conhecido por se desdobrar para arranjar alguma solução para quem o procurasse.

Muitas vezes, segundo os amigos, deu dinheiro do próprio bolso para ajudar alguém que fosse até ele pedir algum emprego, mas que não tivesse dinheiro para a passagem de volta para casa.

Aos domingos, nos poucos momentos de lazer, ligava o aparelho de som de casa para tocar CDs de Arlindo Cruz, Jorge Aragão, B.B.King e James Brown.

Dedicava-se ainda às palestras em grupos de apoio a dependentes químicos. Morreu na última segunda (26), aos 50 anos, vítima de um infarto, depois de ter completado 16 anos de abstinência. Deixa a viúva e dois filhos.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página