Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcio Moreira (1947-2014)

Um publicitário multifacetado

JOANA CUNHA DE SÃO PAULO

"Sinônimo de criatividade global" foi a expressão escolhida pela presidência da agência multinacional McCann para descrever o publicitário Marcio Moreira, morto na quarta-feira (18) por complicações em uma cirurgia cardíaca em Boston (EUA).

Em Lisboa, Londres, Copenhagen, Frankfurt e Nova York, construiu sua carreira e a fama de ter sido um dos responsáveis por internacionalizar a publicidade brasileira.

Na McCann, onde passou 44 de seus 67 anos de vida, foi diretor de criação para as operações da empresa na América Latina e diretor para a região da Ásia, além de exercer seu papel criativo.

Aposentou-se em 2011 como vice-presidente da McCann Worldgroup, tendo presidido júris do Festival de Criatividade de Cannes, a mais importante premiação do setor no mundo, e atuado na elaboração de campanhas lendárias como "Coca-Cola É Isso Aí".

Para Harris Diamond, presidente global da McCann, Moreira foi "um dos últimos profissionais multifacetados da área de marketing" e "extrapolou as fronteiras das contas globais" da empresa.

Sua experiência multicultural o levou a participar do programa de comunicação do governo americano após o atentado de 11 de setembro.

"O mais internacional entre os publicitários brasileiros", nas palavras do amigo e também publicitário Washington Olivetto, "adaptava-se a todas as culturas".

Apesar de ter se tornado cidadão americano, Marcio publicou poesias e contos em português. Foi ainda letrista e colaborou com compositores da bossa nova.

Deixa a mulher, Dora, e um casal de filhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página