Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova favela surge no entorno de tenda da prefeitura, no centro

Unidade oferecia atividades educativas e banho a moradores de rua, mas estava fechada ontem

Barracos começaram a ser erguidos há três meses, segundo moradores; prefeitura diz que prepara ação

(PAULA FELIX) RIVALDO GOMES DO "AGORA"

Uma favela foi erguida no entorno de uma tenda da prefeitura no parque Dom Pedro 2º (região central de SP), unidade que oferecia assistência a moradores de rua, como atividades educativas e banho.

De acordo com relatos de moradores e comerciantes da região, os barracos começaram a ser erguidos no local há cerca de três meses.

"Antes, tinha uma atividade social, funcionários da prefeitura, mas mudou o perfil e os moradores [de rua] estão procurando se adaptar", diz o aposentado Mindaugas Gorauskas, 72, que mora há dez anos na região.

Ontem, os portões do espaço estavam fechados e não havia funcionários da prefeitura à vista. Os ocupantes dos barracos pulavam as grades para entrar e para sair. Eles não quiseram falar.

SEGURANÇA

O comerciante José Gomes, 55, disse que, desde a construção da favela, notou que houve um crescimento no número de assaltos a motoristas na região. "Eles roubam os carros no semáforo da [avenida] Rangel Pestana."

Moradora da zona leste, a gerente financeira Gislene Lima, 42, costuma passar pela região e se queixa da falta de segurança. "Tem muito assalto no farol. Eles assaltam os motoristas e se escondem na favela", afirma.

A gestão Fernando Haddad (PT) afirmou que está elaborando uma política específica para os ocupantes dos barracos. A administração não deu detalhes sobre o atual funcionamento da tenda.

A prefeitura disse que, no local, há 21 mulheres com filhos, 17 casais com filhos, 27 casais e 37 pessoas sozinhas, e que cerca de 10% dos moradores usam drogas.

Até a conclusão desta edição, a PM não se manifestou sobre as queixas de aumento de assaltos na região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página