Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aumenta o número de cidades no Sul atingidas pelas chuvas

120 municípios tiveram prejuízos, 33 estão decretaram emergência

NATÁLIA CANCIAN DE SÃO PAULO

Aumentou para 33 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a região Sul nos últimos dias, segundo a Defesa Civil.

No norte do Rio Grande do Sul, o município de Iraí decretou calamidade pública.

Até a noite de domingo, 25 cidades haviam decretado situação de emergência, de um total de 99 municípios que haviam sido atingidos.

Os decretos servem para que os municípios possam solicitar recursos para a reconstrução. Ao todo, 120 cidades tiveram prejuízos com as chuvas nos três Estados da região, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A chuva começou a dar uma trégua na segunda-feira (30). Prefeituras contabilizam os estragos e iniciaram mutirões de limpeza.

Cerca de 54 mil pessoas tiveram de sair de suas casas na última semana, segundo a Defesa Civil. Destas, 8.622 pessoas no Rio Grande do Sul e Paraná permanecem em abrigos ou na casa de parentes. Santa Catarina não informou quantos já retornaram.

Em Porto Mauá (RS), um dos municípios atingidos pela cheia do rio Uruguai, parte das casas ainda está debaixo d'água. A travessia de balsa que liga o município à região de Alba Posse, na Argentina, continua suspensa.

Em Itapiranga (SC), cerca de dez pontes e pontilhões ficaram debaixo da água.

Nas estradas, motoristas ainda encontram dificuldades. Em SC, há três rodovias federais com pontos interditados: a BR-153, em Concórdia e Vargem Bonita, e a BR-280, em Corupá.

PREVISÃO

O tempo deve ficar estável no Sul do país ao longo desta semana. Na sexta, pode voltar a chover no centro e sul do Rio Grande do Sul.

Também há previsão de geada para nesta terça-feira e na quarta-feira, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página