Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Álvaro Zocchio (1926-2014)

Pioneiro em segurança do trabalho

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Após sete meses de estudos nos Estados Unidos, em 1957, Álvaro Zocchio trouxe para o Brasil práticas até então pouco conhecidas sobre segurança do trabalho.

Não foi apenas o pioneirismo, porém, que marcou a carreira do então funcionário da General Motors. Álvaro tornou-se especialista na área.

Publicou livros sobre prevenção de acidentes, trabalhou com produção de EPI (equipamentos de proteção individual), deu cursos em empresas e associações.

Foi um dos fundadores da Abraphiset (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho e do Meio Ambiente).

Em casa, gostava de consertar, restaurar e até construir coisas. Fazia vasinhos para as plantas de seu jardim, outra de suas paixões.

Assumiu a produção de toda a decoração da festa de um ano de um dos netos. Como o tema escolhido era o náutico, esculpiu barquinhos de isopor e recortou desenhos em papel. Aliás, sempre ajudava os pequenos com os trabalhos manuais pedidos pela escola.

Foi casado por 47 anos com Odila, que conheceu ainda jovem em sua terra natal, Pedreira (SP) --curiosamente, os dois nasceram na mesma localidade e com apenas cinco dias de diferença.

Namoraram por carta depois que ele se mudou com a família para São Caetano, na Grande São Paulo, e onde ela foi morar após o casamento. Álvaro ficou viúvo em 1996.

Morreu na quarta (2), aos 88, de complicações causadas por um AVC (acidente vascular cerebral) sofrido em maio. Deixa três filhos, quatro netos, três bisnetos e Deolinda, sua namorada havia 13 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página