Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marina Mazziotti Paes de Barros (1920-2014)

Matriarca decidida e independente

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

A paulista Marina Mazziotti Paes de Barros era conhecida por sua personalidade forte. Decidida e independente, formou-se professora e não deixou de trabalhar nem após se casar, aos 28 anos, com o médico João Otávio.

Fez carreira como inspetora, sendo rígida na escola e na educação dos filhos.

Com o passar da idade, foi "amolecendo" em suas críticas, mas sempre gostou de "pegar no pé" dos mais jovens --com um tanto de sarcasmo. Lamentava a "falta de dinheiro" da neta que usava um jeans rasgado e até a "correria do dia a dia" que não permitia ao neto ter tempo de pentear o cabelo.

Não que Marina não gostasse de "modernidades". Colocou internet em casa logo que o serviço foi disponibilizado. Aos 93 anos, ainda usava e-mail e fazia videoconferências com os familiares que moravam em outras cidades.

Viúva desde 1976, escolheu morar sozinha. Sua casa, no entanto, era local de encontro dos descendentes. Quando alguém vinha de longe, preparava o prato predileto da visita --que ela mesma definia qual era.

Das especialidades gastronômicas, a família destaca o inusitado macarrão com farofa de sardinha. Muitos foram os apelos para que a matriarca ensinasse a receita, mas nenhum obteve sucesso.

Colaborava com várias entidades, fazendo peças de crochê e tricô para doação.

A última de suas produções, uma mantinha, foi feita para a quinta bisneta, prestes a nascer e que também vai se chamar Marina.

Morreu na terça (1º). Tinha câncer. Deixa quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página